O que é
Playback Theatre é uma forma original de teatro de improviso que recria no palco as histórias espontâneas das pessoas da plateia, a respeito de temas e conteúdos diversos. Acessível e divertido, também nos remete a dimensões de profundidade e sofisticação.
O Playback Theatre é uma ferramenta útil para trabalhar situações nas quais pessoas precisam ampliar sua comunicação, celebrar resultados, superar desafios, criar conexões, ter mais aproximação e fortalecer laços já existentes. A técnica permite que a expressão individual seja compartilhada pelo coletivo e que esta experiência, vivida por todos, seja expandida para as relações pessoais e de trabalho.
Como surgiu
A primeira companhia de Playback Theatre foi fundada em 1975, por Jonathan Fox e Jo Salas. Fox era um estudante de teatro de improviso, da narrativa tradicional oral, do método de psicodrama, de Jacob Moreno e do trabalho de Paulo Freire. Salas era uma musicista e ativista.
A técnica se espalhou por toda a América do Norte e Europa e já existem companhia nos seis continentes.
A Rede Internacional de Playback Theatre – IPTN – foi fundada em 1990 para apoiar as atividades das companhias em todo o mundo. Dados de 2010 relatam que constam da IPTN, 100 companhias, 300 membros individuais, de 40 países.
Em 1993, Jonathan Fox fundou a Escola de Playback Theatre com a finalidade de fornecer cursos em Playback Theatre. Em 2006, a escola passou a se chamar Centro de Playback Theatre, expandindo seu foco para o desenvolvimento mundial do Playback Theatre.
Quem somos
A Brasilis Playback Theatre é uma consultoria de pessoas em recursos humanos, com foco em treinamento. Nossa expertise é o Playback Theatre: um teatro de improviso baseado nas histórias espontâneas das pessoas da plateia.
Desde 2006 apoiamos principalmente as áreas de Comunicação, Marketing e Recursos Humanos, entre outras, em eventos, convenções e treinamentos organizacionais.
Oferecemos apresentações, workshops e oficinas de Playback Theatre, totalmente customizadas para as necessidades dos nossos clientes.
Missão
• Tornar-se uma importante ferramenta em
lugares onde as pessoas precisam se ouvir
ou onde há interesse em dar
oportunidade às vozes menos ouvidas.
• Ser ponte para uma maior consciência
social entre os indivíduos.
• Ser um espaço bastante democrático para
a reflexão e compartilhamento de ideias.
• Proporcionar um ambiente saudável, para
que os valores humanos sejam
respeitados e praticados.
• Buscar a diversidade de opiniões
e respeitar as diferenças.
Equipe
Andrea Zeppini
Fernanda Schaberle
Luca Bulgarini
Nathalia Pagliuso
Arô Ribeiro
Kathia Bissoli
Mario de A. Moura
Como funciona
Porque participar
Para alguns, contar histórias traz catarses ou simplesmente afirmações. Para outros, é um passo importante para a conexão. Para grupos, é uma forma de construir pontes, fortalecer e celebrar os laços já existentes.
“O Playback Theatre© é artístico, curador, construtor de comunidade, visionário, tudo ao mesmo tempo. É, talvez, uma síntese dessas funções todas nem sempre familiares às nossas culturas por centenas de anos.”
Jo Salas
Finalidade
O Playback Theatre tem sido utlizado
em treinamentos para ajudar:
• na comunicação;
• na reconciliação;
• na gestão de pessoas;
• na gestão de mudanças;
• na gestão de conflitos;
• na superação de metas e desafios;
• na celebração de resultados e
• na relação interpessoal.
Estrutura
Atores no palco, músico e um diretor, que faz a interface entre
plateia e elenco.
A plateia participa contando histórias pessoais que são encenadas logo a seguir, sem nenhuma combinação anterior.
Uma apresentação de Playback Theatre leva cerca de 1h30. Neste tempo, fazemos algumas histórias de aquecimento
e até 3 histórias, relativas ao tema contratado.
Em algumas ocasiões, dependendo do contexto, fazemos, ao final de nossa apresentação, um bate-papo com a plateia (10′) a respeito do trabalho em equipe. A partir de relatos dos colaboradores, fazemos analogias entre a nossa arte e o trabalho realizado na organização.
Para a apresentação, recomendamos que a plateia
esteja sentada em formato auditório.